Os criativos da Rede Cabedelo Criativa participaram de uma imersão criativa com o Designer e Estilista Ronaldo Fraga para a idealização de uma nova coleção de produtos artesanais com o tema "Deixa eu te ver peixe".
O processo criativo, que terá inspiração nas águas do rio e do mar que banham Cabedelo, teve início na tarde de (12/08) e seguiu nos períodos da manhã e tarde no Centro Cultural Mestre Benedito e no Casarão do Padre até a quinta-feira -feira (15/08) onde foi realizada uma vivência de encerramento da primeira fase do Projeto.
"Cabedelo já tem um direcionamento no sentido de apropriação e identificação em tudo que é produzido aqui e o trabalho que é desenvolvido com o artesanato popular pela atual gestão precisava ser coroado com mais um belo momento criativo. E, através da parceria que mantemos com o Sebrae-PB, conseguimos realizar o sonho de trazer o Ronaldo Fraga pra nossa cidade. E, com isso, vamos poder proporcionar integração e aprendizado para os nossos artesãos. Portanto, temos essa missão, uma programação bem intensa com o designer a fim de que o conhecimento seja multiplicado e nosso artesanato seja ainda mais potencializado", afirmou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.
"Vocês aqui em Cabedelo estão no caminho certo, tem o saber, tem uma riqueza exuberante entre o Rio e o Mar e um trabalho sério que é desenvolvido aqui. Minha paixão pela Paraíba é pela simbiose entre cultura, música, comida, história e, principalmente, pelas pessoas. E é importante entender que o artesanato local não precisa de peças desmemoriadas ou mudas, mas sim daquelas que contem histórias e que nos matem de vontade de ir pra um lugar. Então aqui, nós temos esse desafio de fortalecer a corrente de criatividade local e queremos fomentar, provocar, porém, quem vai ser o protagonista é o próprio artesão cabedelense", afirmou Fraga.
Ronaldo Fraga - Formado em moda pelo curso de estilismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado pela Parsons School of Design de Nova York, além de ter realizado um curso na Central Saint Martins de Londres, é reconhecido pela imprensa brasileira como um dos principais estilistas no que se refere à moda com DNA brasileiro.
Além da marca homônima, ele desenvolve projetos em diferentes regiões do Brasil. Esses projetos lhe conferiram prêmios como “Faz diferença” do jornal O Globo, “Trip Transformadores” e duas vezes pelo O Planeta Casa – prêmio da Editora Abril.
Suas criações já ultrapassaram os limites das passarelas para exposições, filmes e livros e foram apresentadas em diferentes países como Japão, Holanda, Espanha, Bélgica, Chile, Argentina e México.
Em 2007, recebeu do governo federal a comenda de ordem ao mérito cultural, prêmio concedido a personalidades que dão corpo à cultura brasileira através de seu trabalho; em 2009 recebeu a medalha Inconfidência pelo Governo de Minas Gerais.
É citado como um dos poucos designers a desenvolver projetos e ações que buscam reduzir a distância entre o Brasil feito à mão do Brasil industrial.
Comments